Oeiras

Sobre o Município

Localização

Vista Aérea de Oeiras Pi
Oeiras é um município da Microrregião de Picos, no estado do Piauí. Localiza-se a uma latitude 07º01'30" sul e a uma longitude 42º07'51" oeste,sua população estimada em 2008 era de 36.082.

História

Construída há mais de três séculos, a cidade de Oeiras se desenvolveu ao redor da matriz de Nossa Senhora da Vitória. Inicialmente foi conhecida como Vila da Mocha, por estar localizada às margens do riacho Mocha. Teve seu nome modificado para homenagear o Conde de Oeiras, futuro Marquês de Pombal, o todo poderoso ministro da corte portuguesa do Rei D. José.

A cidade foi designada capital da província do Piauí em 1758 permanecendocomo centro das decisões políticas até 1852, quando então a sede do governo foi transferida para Teresina. Depois deste período, a cidade prosperou principalmente com a criação de gado, mas guardou um patrimônio histórico dos mais valiosos, com seus casarões coloniais e monumentos dos séculos 18 e 19 que remontam à colonização do Piauí.
Cultura e fé

A Semana Santa de Oeiras é a maior festa religiosa do Estado, atraindo milhares de fiéis. A Festa de Bom Jesus dos Passos começa na quinta-feira da Fugida, com a primeira procissão da Semana Santa.

A sexta dos Passos é o dia da Procissão dos Passos, a mais rica em símbolos e presença humana. A procissão segue parando nos 5 Passos. Em cada passo se repete o ritual de cantos, queima de incenso e benção de Santo Lenho. Entre as cerimônias religiosas destaca-se ainda a Procissão do Fogaréu, composta somente por homens.





Entre as manifestações populares está o Carnaval e a Festa do Vaqueiro, em maio, com corridas, competições e shows artísticos, além da tradicional Festa Junina.

Uma grande atração na cidade é assistir aos concertos do Grupo Bandolins de Oeiras – tradicional grupo de músicos formado por senhoras da cidade, com quase 30 anos de existência -, que se apresenta em festividades religiosas e culturais, conservando um estilo musical do passado.


Grupo Bandolins de Oeiras




Pontos Turisticos


Entre os principais pontos turísticos da cidade, destacam-se as Igrejas Marianas:     



Catedral de Nossa Senhora da Vitória 

Foi quem definiu concretamente a vida da povoação de Oeiras. Tombadaa pelo Patrimônio Histórico Nacional por ser a primeira Igreja do Estado. Apresenta construção em estilo Barroco datada de 1733 e que guarda em seu interior as imagens portuguesas seculares, os sinos vindos de Portugal e o relógio inglês que possui uma máquina vinda de Liverpool no ano de 1823.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário

Construída de pedras pelos escravos há mais de 200 anos (não existe nenhum documento canônico que dê precisão à sua construção) e que inicialmente teve como atribuição ser a capela do primeiro Hospital do Piauí e também guarda em seu interior dois retábulos de madeira e a imagem de Nossa Senhora  do Rosário datada do século XIX, toda feita em madeira  e vinda de Portugal;



Igreja de Nossa Senhora da Conceição

Uma igreja de características mais atuais se comparada com as duas anteriores. Não possui torres e sua construção foi iniciada no século XVII e concluída em 1809.

 







 Igreja da Sagrada Familia

Além das três igrejas marianas citadas acima, podemos encontrar hoje mais um templo religioso, tão imponente quanto os demais. Esta Igreja que tem por nome Igreja da Sagrada Família está situado no bairro de Oeiras Nova, fora do centro histórico e extremamente próxima ao Morro do Leme. 






A cidade possui dois morros, com peças sacras, que oferecem uma privilegiada visão: 

  O  Monumento de Nossa Senhora da Vitória  


Tem como data o ano de 1987, e foi erguida sobre o morro mencionado acima. Esse monumento é a terceira maior imagem sacra do Brasil, com 15 metros de altura. O acesso a esse monumento se dá por uma escadaria com mais de cem degraus, de onde se descortina uma bela vista panorâmica.













Morro da Cruz

Nele está cravada uma cruz que marca o início  deste século.








No centro histórico encontram-se:


Museu de Artes Sacras

 Neste local anteriormente funcionava a sede do governo. Hoje é o único museu do Estado a abrigar exclusivamente peças sacras. Com a reforma feita nos anos quarenta foi acrescido à sua estrutura o retábulo.



Sobrado Major Selemérico

Palácio dos Presidentes da Província do Piauí e construído para o fim de abrigar os governadores, foi erguido pelo presidente Zacarias de Góes de Vasconcelos no século XIX. Sua data de tombamento estadual e de 1981 e tem como atribuição atual abrigar o Centro Cultural. 






Cine Teatro Oeiras

Construído em 1940, foi palco apresentação de peças e de filmes. Atualmente é palco de eventos cívicos.





Casa do Visconde

Local onde seu dono (Manoel de Sousa Martins) governou o Piauí por quase 20 anos. Casa Palácio, construída no início do século XIX, de onde Manoel, Visconde da Parnaíba. Nessa casa foi assinada a proclamação da adesão do Piauí à Independência do Brasil;

Sobrado dos Ferraz

Sobrado construído no início do século XIX. Única casa de Câmara e Cadeia que foi conservada. Atualmente funciona a Prefeitura.









A Casa das 12 janelas

Construída no início do século XX. Pertenceu ao Cel. Orlando de Carvalho.  Atualmente é sede da Secretaria Municipal de Cultura.












Para complementar o sítio histórico ainda se encontra:
  
A Ponte de Pedras Zacarias de Góes
 
Sobre o riacho Mocha, é a mais antiga ponte construída no Estado, datando da metade do século XIX.







 A Casa da Pólvora

 Único monumento militar do Piauí Colonial. Foi construído com pedras toscas no início do século XIX, como local para o fabrico da pólvora.





Além desse patrimônio construído, a Primeira Capital guarda um rico patrimônio imaterial, sintetizado no vigor dos seus escritores (da linhagem de O. G Rego de Carvalho, Nogueira Tapety, Gerson Campos, Expedito Rego e outros) e músicos, como Possidônio Queiroz e nas lendas. Oeiras ainda divulga para o Brasil e Mundo, os acordes do Bandolins, somada  às riquezas folclóricas, como o grupo dos Congos.